Insumos

A produção de cevada para malte está em alta no Brasil

Craft beer single blog post
9 de agosto de 2021

Mercado cervejeiro em crescimento e aumenta interesse pela produção de lúpulo e cevada


por: redação
foto crédito: https://unsplash.com/

No post do dia 08 de junho (PRODUÇÃO DE LÚPULO NACIONAL ESTÁ EM ALTA) falamos sobre a produção de lúpulo nacional que está em alta.

Agora vamos falar também de outro insumo que compõe cerveja e sua produção vem crescendo no Brasil: a cevada. Matéria-prima do malte, principal fonte de açúcares fermentáveis, que confere corpo, cor, aromas e sabores para a bebida. Para que possa ser utilizado, o cereal passa por processamento para produção do malte cervejeiro, que se dá em três etapas distintas: maceração, germinação e secagem.

Segundo a Embrapa Trigo, a produção de cevada em 2019 (429,4 mil toneladas) foi recorde no Brasil. Em 2020, em função de problemas climáticos no Rio Grande do Sul (déficit hídrico e geada tardia) e redução da área plantada devido às incertezas trazidas pela pandemia da Covid-19, a produção caiu para 374,4 mil toneladas. Em 2021, a expectativa é de recuperação, com produção esperada de 424,1 mil toneladas.

A procura por cevada é cada vez maior, puxada pelo crescimento do mercado cervejeiro. “A demanda tem aumentado em função da demanda por malte, atualmente na ordem de 1,6 milhão de tonelada. Considerando que tenha sido importado o mesmo volume de 2019 em 2020, o Brasil estaria importando em torno de 68% desse volume demandado e produzindo cerca de 32% da demanda nacional”, destaca o pesquisador em Genética e Melhoramento (culturas anuais) da Embrapa Trigo, Aloísio Vilarinho.

Em 2019 foram comercializados no mundo 31 milhões de toneladas de grãos de cevada e em torno de 8 milhões de toneladas de malte. No mesmo ano, o Brasil importou 671 mil toneladas de grãos de cevada, ocupando o 11º lugar entre os maiores importadores de cevada do mundo. Importou também 1,09 milhão de tonelada de malte, ficando em primeiro lugar entre os maiores importadores mundiais de malte.

Deixe um

Comentário

Seu e-mail não será publicado.

     
 
Como nos achar

Rua Raphaela de Oliveira Gabilan, 55

contato@skum.com.br

(41) 98823-8898 / 3049-1229